SERVIÇOS OFERTADOS

 

Confira as principais demandas atendidas pela equipe da Prefeitura de Mariana durante o Dia "D" do Programa Mãos Solidárias
 

O Dia D do Programa Mãos Solidárias é o dia da entrega das intervenções. No ato das apresentações das construções, diversas reformas e implantação de áreas de lazer, todas as secretarias municipais participam oferecendo vários serviços à toda a comunidade contemplada com o programa. Abaixo estão listadas as ações ofertadas no dia D.

 

EDUCAÇÃO: Através do projeto Educa Bairro a secretaria desenvolve jogos pedagógicos, biblioteca itinerante com livros infanto juvenis, desenho livre, contação de histórias, pinturas, questionário para os pais sobre a educação de seus filhos e também a parceria com o Demutran na apresentação do Baile Colherim (os alunos cantam e dançam músicas educativas usando colheres como percussão).

 

DESPORTO (LIGADO A EDUCAÇÃO): É desenvolvido o projeto Educa Bol, que de forma lúdica os alunos criam as próprias regras a serem respeitadas, promovendo a socialização junto ao respeito. Há também a academia ao ar livre com assessoria aos usuários sobre a forma correta de utilização dos equipamentos. aulas de zumba e noções de algumas atividades que envolvem o atletismo, como corridas e saltos.

 

OBRAS: Após receber as demandas levantadas pela coordenação, a secretaria de obras inicia as ações operacionais, como construções de passeios e meio fio, recolhimento de entulhos e as particularidades de cada bairro são realizadas antes e durante o dia D.

 

MEIO AMBIENTE: A secretaria realiza doação de mudas oriundas de doações e também realiza panfletagem em parceria com o centro de aproveitamento de materiais recicláveis - Camar, conscientizando da importância da coleta seletiva, bem como a instalação de ponto da coleta. Outra atividade em parceria com a educação é a criação e construção de brinquedos com materiais recicláveis.

 

DESENVOLVIMENTO RURAL: Doações de mudas de verduras, auxílio na construção de hortas verticais e atendimento veterinário aos animais de estimação.

 

PLANEJAMENTO: Suporte técnico interno a todas as secretarias.

 

GOVERNO: Comunicação e cerimonial: apoio técnico e exposição das ações da prefeitura através do jornal institucional e também dos eventos promovidos pela administração.

 

DEFESA SOCIAL: Secretaria onde é integrado o Demutran. É responsável por realizar pinturas de redutores de velocidade, colocação de placa de identificação e pintura facial. 

 

DESENVOLVIMENTO SOCIAL: É oferecida rua de lazer para crianças e consultorias sobre os programas sociais do município, como Bolsa Família, Inclusão Produtiva, CRIA, Recriavida, explicações sobre os pré-requisitos para ingresso no Creas e Cras e reformas em residências de famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

 

PROCURADORIA: Proporciona assistência jurídica aos cidadãos.

 

CULTURA: Apresentações e eventos culturais.

 

ADMINISTRAÇÃO: Emissão de CPF.

 

FAZENDA: A secretaria oferece consultorias sobre IPTU, procedimentos de abertura de empresas, emissão de guias de pagamentos do contribuinte e assuntos relacionados a alvará.

 

SAÚDE: São realizadas consultorias odontológicas, aferição de glicemia e pressão, aulas de alongamentos, conscientização sobre prevenções de doenças como a dengue e leishmaniose.

 

ESTRADAS: Assim como a Secretaria de Obras, são levantadas as demandas necessárias e a secretaria entra com o operacional na melhoria de acesso às estradas e vias.

 

SAAE: Juntamente com a Secretaria de Obras, a autarquia entra com serviços operacionais relacionados a captação de água e esgoto e também disponibiliza o “copão”, fornecendo água potável em todos os eventos.

 





Pc Juscelino Kubitschek, s/n - Mariana - MG
(31) 3557.9003